Trilhas e Passeios

Eco Trilhas

A Praia do Rosa é realmente muito generosa com os aventureiros. Há diversos caminhos para se percorrer a pé, de bike ou a cavalo. As trilhas verdes do Rosa são um verdadeiro espetáculo da natureza.

Entre as opções mais procuradas esta a Trilha do Caminho do Rei, próxima do Hostel Albergue Explorer e dos bons restaurantes, antes de descer até a paradisíaca Praia do Luz por uma trilha verde.

Uma coisa é certa, visuais de tirar o fôlego e uma natureza exuberante esperam por você.

Passeio à Cavalo

Os passeios na Praia do Rosa podem ser feitos à cavalo, uma opção de lazer bem procurado. Podem ser percorridas mais de 30 trilhas na região dos morros do Rosa, com mata nativa bem-preservada.

Há opções para todos os níveis, que podem ser feitos até por crianças. Já as cavalgadas mais longas exploram os antigos caminhos de carro-de-boi do interior e as encostas da região da Encantada e Ressacada.

Veja as principais trilhas da Praia do Rosa!

Trilha do Sertão do Mato –Gamboa

Trilha realizada somente com a autorização da família de agricultores locais, por se tratar de uma propriedade privada. A trilha se desenvolve por um caminho íngreme por morros que permitem uma das mais amplas e belas visões dessa região norte de Garopaba. Dali você pode ver a Lagoa do Ribeirão com sua forma de coração, um dos últimos redutos da pesca artesanal, Serra do Tabuleiro, as praias da Gamboa, Guarda do Embaú, Pinheira , o sul da Ilha de Florianópolis, as ilhas Três Irmãs e Moleques do Sul, Ponta do Faísca . Ao Sul, Praia do Siriú e seu ilhote, a Ilha do Coral, a Praia de Garopaba e ao longe o Porto de Imbituba.

  • Distância : 2,12 Km
  • Grau: Difícil

Trilha Dunas do Siriú

Inicia no costão norte da Praia de Garopaba e finaliza no canto sul da Praia do Siriú. A travessia de uma praia a outra é rápida e de fácil acesso, passando por uma escadaria, onde na temporada da baleia franca se torna um ótimo observatório dos animais, bem frequentes na região. Chegando no Siriú, se observa uma bela casa do Século XIX, resquício da colonização açoriana. A partir daí, as dunas são um show a parte, regadas de vegetação de restinga, que dão um colorido ao mar de areia. Ainda se observa a lagoa do Siriú, a qual desemboca no mar, local muito utilizado por pescadores artesanais com a pesca de peixes e principalmente camarão.

  • Distância : 5.33 Km
  • Grau: Moderado

Trilha Morro do Fortunato

O caminho, que passa pela cumeeira dos morros era usado a bastante tempo como passagem de carros de boi também foi utilizada durante a Guerra dos Farrapos.

Do alto do caminho, quase 277m acima da linha do mar, pode-se observar o manejo de café crioulo, cana para alimentação de gado, uma flora típica de Mata Atlântica, fauna riquíssima, muitas nascentes de água cristalina que abastecem as poucas residências da localidade e que são um convite um refrescante e gostoso banho. A trilha termina na Tradicional Comunidade Quilombola do Fortunato.

  • Distância : 3.49 Km
  • Grau: Moderado

Trilha da Vigia

Começa na tranquila Praia da vigia, ali encontra-se oficinas líticas, vestígios de povos pré coloniais que ali viviam entre 2000-4000 anos da época atual, o conjunto faz parte do rico patrimônio histórico da cidade de Garopaba. Reduto de pescadores artesanais, durante a período da pesca da tainha, pode-se ter uma instigante conversa com grupos de pescadores, com muitas histórias sobre a comunidade e como ela se desenvolveu.

Seguindo a trilha, encontramos um conjunto de piscinas naturais, um convite a uma parada relaxante. O percurso adentra numa densa floresta costeira, um misto de restinga e mata, ao final abre-se o belíssimo costão que dá acesso ao saco da Velha, local de pesca e também o extraordinário conjunto de inscrições rupestres. O passeio pode incluir uma íngreme descida à famosa “Cabeça de Pedra.” A trilha termina no alto do costão com uma singular vista da Praia da Silveira.

  • Distância : 3.66 Km
  • Grau: Moderado

Trilha Pedra Branca

Na reservada comunidade da Serraria fica a trilha da Pedra Branca. A caminhada começa na propriedade de uma família de descendentes de italianos, o maquinário foi trazido nos anos 40 e ainda está em funcionamento com sua imensa roda d’água.

O percurso segue por uma trilha em meio a mata, passando por quedas d’água em recantos calmos onde apenas o som das águas pode ser ouvido, assim como o canto das muitas aves silvestres. Aliás, todo o percurso é um deleite para os amantes de aves. O percurso torna-se pouco a pouco mais íngreme, atravessa a Cachoeira da Encantada. O último trecho é um descampado que durante gerações foi usado como pastagem até o topo. Ali uma vista sem igual desde a Encantada até o Porto de Imbituba, o complexo Lagunar de Ibiraquera e Imarui. Observa-se o intrincado conjunto de córregos que formam os alagadiços da Encantada, seus morros outrora desmatados e que hoje já adensam a paisagem com uma vegetação exuberante. No retorno, uma parada na cachoeira refresca e dá ânimo para terminar o percurso de volta a serraria.

  • Distância : 2 Km
  • Grau: Moderado

Trilha da Caranha Ouvidor – Barrinha

A trilha pode se iniciar no Projeto Ambiental Gaia Village, projetado por Lutzenberg, utilizado hoje principalmente para o desenvolvimento e experimentação de projetos sustentáveis.

Na trilha até o costão do Ouvidor já com muitas surpresas no caminho. Chegando no costão da Praia do Ouvidor se observa a força do mar e toda a sua beleza. A trilha segue por seus costões, observando-se principalmente vegetação de restinga, característica da faixa litorânea. No caminho, em vários momentos, quando na época das baleias franca, é possível a sua visualização, embora seja uma praia somente de passagem dos animais. Chegando no costão da Praia da Barra, mais uma incrível caminhada até a areia, onde termina a trilha.

  • Distância : 5 Km
  • Grau: Moderado

Trilha Ouvidor – Praia do Rosa

Na primeira etapa, Praia do Ouvidor – Praia Vermelha é um percurso moderado, oferecendo um bom passeio para famílias com crianças e ou idosos ativos. Com vários pontos que convidam a uma parada de contemplação da beleza da paisagem, sua rica vegetação, boas oportunidades de observação de pássaros e mamíferos aquáticos. De forma que se pode fazer o caminho em 30min até a Praia Vermelha ou desfrutar um passeio sem compromisso que não seja voltar antes de escurecer.

A segunda etapa, Praia Vermelha -Praia do Rosa Norte, apesar das escadas e corrimões, é puxada e exige certo preparo físico.O percurso entretanto oferece as mais belas vistas do Rosa, com pontos que convidam à contemplação, valendo sentar e deixar o olhar viajar por uma paisagem belíssima. Durante o período de passagem das baleias oferece vários pontos de observação por terra. Não é a toa que a Praia está entre as mais belas praias escondidas. Não vale a pena passar com pressa: Da menor das flores as mais imponentes rochas do promontório, é uma experiência única.

  • Distância : 5.84 Km
  • Grau: Moderado

Comodidades para você

Além de espírito aventureiro e conforto na sua hospedagem, o Hostel Albergue Explorer oferecer comodidades incríveis.

  • Wifi Grátis
  • Café da manhã incluso na hospedagem
  • Checkin até as 22hs
  • Bar com petiscos e drinks exclusivos
  • Petfriendly
  • Deck panorâmico da Praia do Rosa
  • SurfTrip
  • Aluguel de Bike
  • Falamos 3 idiomas

Experimente a Praia do Rosa